A catarata é uma doença causada pela perda de transparência do cristalino, lente natural do olho, muito importante para uma boa visão. O processo natural do envelhecimento ocasiona a progressiva opacidade e endurecimento do cristalino, assim os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina, causando embaçamento visual. A evolução costuma ser lenta e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.
A principal causa da catarata é o envelhecimento. Mas pode também ocorrer secundária a trauma ocular, uso de medicamentos como corticoides, inflamações intraoculares, ou ao nascimento, chamada catarata congênita.
Os sintomas são: visão nebulosa, enxergar brilhos e halos, sensibilidade a luz, dificuldade para ler, dirigir, Visão dupla, podendo evoluir para visão de vultos e até cegueira.
O diagnóstico é feito pelo exame oftalmológico minucioso feito por um médico oftalmologista.
O único tratamento para catarata é a cirurgia. É uma cirurgia rápida e feita sob anestesia local, em que o cristalino danificado é substituído por uma lente artificial que recupera a função perdida. É possível implantar lentes especiais que permitem eliminar os óculos para longe e, em alguns casos, os óculos para perto.