Existem muitas razões para os pais ficarem atentos quanto ao tempo em que os filhos ficam expostos ao brilho excessivo da tela de celulares, tabletes e computadores. A quantidade de tempo que estas crianças ficam expostas a este risco por dia tem sido associada a e diversos problemas, como: obesidade, má qualidade do sono e problemas oculares graves. Pesquisadores do Canadá também descobriram que crianças na pré-escola que tinham mais de duas horas por dia de exposição a telas, tiveram um aumento de quase 8 vezes no diagnóstico de transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A Organização Mundial de Saúde divulgou recentemente novas diretrizes, sugerindo que crianças menores de 1 anos de idade, não deveriam ter qualquer exposição a equipamentos, e um tempo muito limitado para as crianças acima desta idade. Crianças maiores devem usar as telas por tempo limitado.

Efeitos do uso da tela nos olhos das crianças

A Academia Americana de Oftalmologia não tem recomendações específicas para quantidade de tempo que crianças podem estar exposta a tela de celulares. Mas os pais devem estar cientes dos possíveis efeitos desta exposição nos olhos das crianças, bem como das preocupações mais amplas com a saúde levantadas por outros grupos como a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Miopia

O número de pessoas que desenvolvem miopia nos Estados Unidos quase dobrou desde 1971. Na Ásia, cerca de 90% dos adolescentes e adultos são míopes, um aumento drástico em relação às gerações recentes.
Um estudo de 2019 publicado na revista “Ophida Academia Americana de Oftalmologia – oferece mais evidências de que pelo menos parte do aumento mundial da miopia tem a ver com pessoas que trabalham com leitura. Não são apenas telas que afetam o desenvolvimento dos olhos, também livros e a quantidade de tempo gasto em ambientes fechados em geral. O estudo também descobriu que passar tempo ao ar livre – especialmente na primeira infância – pode retardar a progressão da miopia.

Tensão ocular digital

As pessoas que passam muito tempo olhando uma tela, porem apresentar cansaço ocular, que inclui: olhos secos, olhos irritados, visão embaçada e dores de cabeça. Esses sintomas são temporários e não costumam representar nenhum dano permanente aos olhos.
A maneira mais fácil de evitar a fadiga ocular digital (ou cansaço ocular de qualquer tarefa de foco próximo, como ler ou costurar) é certificar-se de piscar frequentemente e olhar para a parte de cima da tela do seu computador ou focar em algo um pouco mais longe (cerca de 5 metros de distância), por pelo menos 20 segundos a cada 20 minutos. Essa estratégia de reorientação frequente é chamada de regra 20-20 e permite que os olhos relaxem para continuar seu trabalho.

Interrupção do Sono para uso de celulares e computadores

O uso da tela próximo ao horário de dormir pode prejudicar a qualidade do sono, mas não causa prejuízo a visão. No desenvolvimento infantil, o sono é tão importante, que a Organização Mundial da Saúde fez do sono um dos focos de suas recomendações mais eficazes.

Conforto ocular e dicas de segurança quanto ao uso de celulares e computadores por crianças:

A melhor maneira de lidar com estes possíveis efeitos adversos do uso de telas pelas crianças é ajudar a adquirir bons hábitos de uso. Essas mesmas dicas são também validas para adultos sadios e para quem sofre cronicamente de olhos secos ou cansaço ocular.

  • Siga a regra 20-20: a cada 20 minutos, observe pelo menos 5 metros de distância por 20 segundos;
  • Lembre as crianças de praticar o exercício 20-20;
  • Marque previamente os livros com um clipe de papel em intervalos de alguns capítulos para lembrar seu filho de exercitar os olhos. Em um e-book, use a função “bookmark” para o mesmo efeito;
  • Ajuste o brilho e o contraste da tela para que ela se sinta confortável;
  • Tenha uma boa postura ao usar uma tela. A má postura pode contribuir para a rigidez muscular e dores de cabeça associadas ao cansaço ocular;
  • Incentive seu filho a manter a mídia digital mais distante: 35 a 50 cm;
  • Lembre-os de piscar ao usar uma tela por tempo prolongado.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
WhatsApp chat