Exames

O Instituto da Visão oferece os exames mais avançados do mundo em diagnóstico oftalmológico. Os aparelhos são de última geração e representam as mais novas tecnologias disponíveis tanto a nacional quanto internacionalmente.

Confira abaixo mais informações sobre cada um desses exames:

Angio – OCT IN FACE

Angiografia Fluoresceínica Digital

A Angiografia Fluoresceínica Digital permite avaliar os vasos retinianos, quando se injeta um contraste na veia do paciente e, em seguida, é feita uma série de fotografias digitais.

Este exame é importante para o acompanhamento de pacientes com Diabetes, alterações na retina devido à Hipertensão Arterial, Degeneração Macular Relacionada à Idade, tumores oculares e processos oclusivos dos vasos retinianos.

Acuidade Visual Potencial (PAM)

O exame de Acuidade Visual Potencial (PAM) é capaz de avaliar a visão sem a interferência de opacidades causadas por problemas na córnea ou catarata. Assim, é possível determinar qual a capacidade máxima de visão.

O PAM é muito utilizado na avaliação de pacientes que poderão se submeter a cirurgia de catarata ou transplante de córnea.

Biomicroscopia Ultrassônica

A Biomicroscopia Ultrassônica avalia estruturas que compõem o segmento anterior do olho através de imagens ultrassonográficas.

Este exame é indicado para pacientes que estão com olhos hipotensos, com sinais de atrofia, lesões e tumores da parte anterior do olho.

Ecobiometria

A Ecobiometria é um exame que possibilita calcular o grau da lente a ser colocada dentro do olho nos casos de cirurgia de catarata. Saber qual o melhor grau da lente intraocular permite que o paciente tenha uma melhor visão após a cirurgia.

Este exame também consegue medir o comprimento do olho, o que é importante no diagnóstico de alterações no tamanho ocular.

 

Eletrorretinograma e o Eletrooculograma

O eletrorretinograma e o eletrooculograma são exames que avaliam a função da retina por meio da observação dos seus padrões elétricos.

Estes exames são necessários para diagnósticos de doenças de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI), como catarata e glaucoma.

 

Grade de Amsler

É possível checar a visão periodicamente por meio de uma grade de Amsler, como a que se vê abaixo. Dessa forma, pode-se encontrar alterações na visão que seriam imperceptíveis de outra maneira.
Para usar a grade:

Coloque seus óculos de leitura e segure esta grade à distância de 30-45 centímetros, com boa iluminação.
Oclua um olho.
Olhe diretamente para o ponto no centro da grade.
Enquanto olha diretamente para este ponto, repare se todas as linhas da grade estão retas, ou se alguma área parece torta, embaçada ou escura.
Repita este procedimento com o outro olho.

Se alguma área da grade se mostrar ondulada, embaçada ou escura, entre imediatamente em contato conosco.

Faça download e imprima.

 

Exemplo:

Indoceanina verde

Microscopia Especular

A Microscopia Especular avalia a córnea e a quantidade de células do endotélio, importantes para a integridade da mesma.

Este exame auxilia no diagnóstico de algumas degenerações e distrofias corneanas, auxiliando também no acompanhamento de usuários de lentes de contato.

Ele é solicitado antes de cirurgias como refrativa, catarata e transplante de córnea. O objetivo é verificar a capacidade da córnea de suportar o estresse cirúrgico.

Paquimetria

A Paquimetria é um exame que possibilita avaliar a espessura da córnea. Saber essa medida é importante para tratamento em pacientes com glaucoma ou candidatos a cirurgia refrativa e cirurgia de catarata.

Perimetria Computadorizada

A Perimetria Computadorizada avalia os defeitos de campo visual e escotomas (área sem visão) causados por algumas doenças. Trata-se de exame altamente confiável para acompanhamento de alterações no campo visual.

É indicado para avaliação de doenças que acometem a tireóide, retina e nervo óptico, sendo essencial no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com Glaucoma.

 

Perimetria Convencional

A Perimetria Convencional detecta alterações de campo visual por meio da visualização de focos luminosos emitidos pelo aparelho.

Este exame é importante para o diagnóstico e controle de doenças neurológicas e em pacientes com dificuldades de realizar o exame computadorizado.

 

Potencial Visual Evocado

O Potencial Visual Evocado é um exame em que se realiza um teste eletrofisiológico que avalia a condução de impulsos elétricos originados por estímulos luminosos da retina, do nervo óptico ao córtex do cérebro. Este exame é indicado para detecção de lesões pré-esquiasmáticas (nervo óptico), entre outras.

 

Tomografia de Coerência Óptica – alta resolução em 3D (OCT 3D)

A Tomografia de Coerência Óptica – alta resolução em 3D (OCT 3D) é um exame capaz de ver detalhadamente em três dimensões a retina e o nervo óptico. Proporciona uma avaliação muito mais particularizada de suas camadas.

Não invasivo e sem necessidade de contato, trata-se do maior avanço na propedêutica oftalmológica da última década. É de grande auxílio no diagnóstico e acompanhamento de doenças retinianas e do nervo óptico.

O OCT 3D é útil no acompanhamento de pacientes com Glaucoma, Degeneração Macular Relacionada à Idade, Edema Cistóide da Mácula, Diabetes, Edema Macular, Buraco Macular, Coriorretinopatia Serosa Central, embrana Epirretiniana e Tração Vítreomacular.

Topografia Corneana

A Topografia Corneana é um exame computadorizado que elabora um mapa da superfície e curvatura da córnea. Isto permite analisar possíveis alterações e diagnosticar doenças.

Este exame é útil para avaliar astigmatismo, miopia, ceratocone e adaptações de lente de contato.

Ultrassonografia A e B

A Ultrassonografia A e B é um método de exame que converte as ondas sonoras de alta frequência, emitidas pelo aparelho, em imagens para avaliação de estruturas e alterações no globo ocular e na órbita.

Este exame é eficiente na avaliação de estruturas intraoculares, especialmente quando não há visibilidade adequada no exame clínico.

 

Videoangiografia Digital

Videoangiografia Digital é um exame utilizado para visualizar os vasos sanguíneos da retina, coróide e nervo óptico. Para isso, é injetado na veia do paciente um corante chamado Indocianina Verde.

 

Visão Cromática

A Visão Cromática é um exame específico para analisar o comprometimento da percepção de cores.

Ele é indicado para avaliar e diagnosticar doenças do nervo óptico, doenças adquiridas da mácula e doenças congênitas, como daltonismo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
WhatsApp chat