O Prof. Márcio Nehemy, foi o Co-Orientador de um importante Projeto Científico que resultou em uma Tese de Doutorado defendida pela Dra. Carolina Reis de Oliveira no Departamento de Imunologia Celular e Molecular da UFMG.A Tese intitulada “Células do epitélio pigmentado da retina derivadas de células-tronco pluripotentes e sua aplicação como modelo pré-clínico para teste de fármacos e terapia celular” teve como orientadores o Prof. Alfredo Miranda de Góes, Coordenador do Laboratório de Imunologia Celular e Molecular da UFMG e o Prof. Nehemy. Este estudo é o resultado de uma colaboração de pesquisas internacionais que envolveu a UFMG e a New Jersey Medical School NY dos EUA, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcos Zarbin.

Trata-se de um estudo de ciência básica, essencial para que se viabilize a aplicação clínica e o tratamento de doenças da retina por meio de células-
-tronco embrionárias. Esse trabalho, que será publicado em uma das principais revistas médicas internacionais, demonstra o substrato e o momento ideal para aplicação de células-tronco embrionárias. É um importante estudo experimental que certamente pavimenta o caminho para o uso de células-tronco em humanos que, de acordo com o Prof. Nehemy, poderá estar disponível dentro de alguns anos.