As moscas volantes são como pequenas manchas, pontos, círculos, linhas ou teias de aranha em seu campo de visão. Enquanto elas parecem estar na frente do seu olho, elas estão, na verdade, flutuando dentro dele. Moscas volantes são minúsculos aglomerados de gel ou células dentro do vítreo que preenche o olho. O que você vê são as sombras desses aglomerados expressos em sua retina.

Você geralmente os percebe quando olha para algo plano, como uma parede em branco ou um céu azul.

Floaters 400pxÀ medida que envelhecemos, nosso vítreo começa a engrossar ou a encolher. Às vezes, grupos ou fios se formam dentro dele. Moscas volantes geralmente aparecem com o descolamento do vítreo posterior – quando o vítreo se afasta da parte de trás do olho. Elas não são graves e tendem a diminuir ou desaparecer ao longo do tempo. Um caso de moscas volantes grave pode ser removido por cirurgia, mas isso raramente é necessário.

É mais provável que você tenha moscas volantes se você:

  • For míope (você precisa de óculos para ver de longe).
  • Tiver feito uma cirurgia de catarata.
  • Tiver alguma inflamação no interior do olho.

O que são os Flashes Luminosos (Fotopsia)?

A fotopsia se parece com luzes piscando ou relâmpagos e clarões em seu campo de visão. Isso ocorre quando o vítreo fricciona ou puxa sua retina. Você pode deixar de ver esses clarões por semanas, ou mesmo meses.

Para as pessoas de mais idade, é comum ver esses flashes ocasionalmente.

Flashes e enxaquecas

Às vezes as pessoas têm flashes de luz que se parecem com linhas irregulares ou ondas de calor. Eles podem aparecer em um ou ambos os olhos e podem durar até 20 minutos. Esse tipo de flash pode ser causado por uma enxaqueca. A enxaqueca é um espasmo dos vasos sanguíneos no cérebro.

Quando você começa a ter uma dor de cabeça depois desses flashes, ela é chamada de “dor de cabeça de enxaqueca”. Às vezes, porém, você só irá ver o flash de luz sem ter uma dor de cabeça. Isso é chamado de “enxaqueca oftálmica” ou “enxaqueca sem dor de cabeça”.

Tratamento para os Flashes e Moscas Volantes

Quando as Moscas Volantes e os Flashes são graves

A maioria das moscas volantes e flashes não são um problema. No entanto, há momentos em que eles podem ser sinal de uma doença grave. Sendo assim, você deve procurar um oftalmologista imediatamente se:

  • notar um aumento considerável de moscas volantes;
  • estiver com muitos flashes;
  • uma sombra aparecer na sua lateral (visão periférica);
  • uma cortina cinza cobrir parte de sua visão.

As moscas volantes e os flashes luminosos podem ser sintomas de uma retina danificada ou descolada, isto é, quando a retina se afasta da parte de trás do olho. Essa é uma condição grave e que precisa ser tratada.

 

Fonte: www.aao.org