Blefarite ocorre quando você tem bactérias e flocos oleosos na base de seus cílios. Suas pálpebras ficam vermelhas, inchadas, ou você as sente como se estivessem queimando. A blefarite é muito comum, especialmente entre as pessoas que têm pele oleosa, caspa ou olhos secos .

O que causa a blefarite?

É normal a presença de bactérias na pele. Algumas pessoas, no entanto, têm mais bactérias na base de seus cílios do que outras. Isso pode causar a formação de flocos, semelhantes à caspa. Além disso, algumas pessoas têm problemas com as glândulas de óleo em suas pálpebras, ocasionando a blefarite.

Tratamento da blefarite

Infelizmente não há cura para a blefarite, mas há uma série de coisas que você pode fazer para ajudar a controlar os sintomas. Os tratamentos incluem:

Compressas quentes

Molhe um pano limpo com água morna e torça-o até que fique apenas úmido. Coloque o pano sobre os olhos fechados durante pelo menos 1 minuto. Molhe o pano quantas vezes for necessário para que se mantenha quente. Isso vai ajudar a soltar os flocos colados em torno de seus cílios. Ele também ajudará a manter as glândulas de óleo quase totalmente fechadas.

Esfregar a pálpebra

Molhe um pano limpo, um cotonete, ou uma bucha sem fiapos em água morna. Em seguida, use-a para esfregar suavemente a base dos cílios. Esfregue por cerca de 15 segundos.

Antibióticos

Seu oftalmologista pode receitar uma pomada antibiótica para seus olhos. Coloque uma pequena quantidade de pomada sobre a ponta do dedo limpo ou de um cotonete de algodão. Aplique gentilmente a pomada na base de seus cílios. Faça isso antes de dormir ou quando seja recomendado pelo seu médico. Ele poderá também prescrever um antibiótico de via oral.

Colírio

Lágrimas artificiais ou colírios esteroides podem reduzir a vermelhidão, inchaço e olho seco. Seu oftalmologista pode prescrever um colírio antibiótico para ajudar as glândulas de óleo a trabalhar melhor.

Pele e higiene da pálpebra

É muito importante para cuidar de suas pálpebras que você mantenha sua pele e cabelos limpos. Isso fará com que seus sintomas de blefarite fiquem sob controle. Lave cuidadosamente os cílios todos os dias com xampu. Além disso, lave o cabelo, couro cabeludo e sobrancelhas com um xampu antibacteriano. Existem ainda alguns lançamentos de sprays antissépticos, para usar sobre a pele, que impedem que as bactérias cresçam demais.

Fonte: www.aao.org