Tel. (31) 3431-8000 | 3431-8001 • Fax (31) 3431-8002 • Email: ivisao@ivisao.com EnglishPortuguese
2171

Especialista em Retina

Com grande experiência em cirurgia de vítreo como Descolamento de Retina, Buraco Macular entre outros, o Dr. Márcio Nehemy já formou dezenas de especialistas e cirurgiões de retina que hoje atuam em todo Brasil e também no exterior. Suas técnicas cirúrgicas são apresentadas e empregadas em todo mundo.

Premiado pela Sociedade Americana de Especialistas (ASRS) e pela Sociedade Europeia de Retina (Euretina) por criar técnicas originais de cirurgias de Retina e Vítreo.

Essas técnicas cirúrgicas bem como o estudo, diagnostico e tratamento de diversas doenças da retina como Degeneração Macular e Retinopatia Diabética foram desenvolvidas ao longo dos anos juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais.

Muitos desses estudos resultaram em teses de estudos criteriosos.
Dr. Márcio já orientou 25 teses de doutorado que falam sobre como diagnosticar e tratar doenças da Retina e Vítreo.

Ao longo de sua atuação, o Dr. Márcio Nehemy já realizou mais de 1.000 cirurgias, atendendo pacientes de todo Brasil, com alto índice de sucesso.

Atuação Acadêmica

Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1977) ; Curso de especialização em Oftalmologia e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983).

Atualmente, é Professor Titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e Chefe do Serviço de Retina e Vítreo do Hospital São Geraldo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais , Diretor-presidente do Instituto da Visão.

Pesquisador

Membro da Sociedade Americana de Especialistas em Retina, Sociedade Européia de Retina e vítreo, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intra-Oculares.

É Investigador Principal em vários Estudos Multicêntricos Internacionais e é Coordenador de Linhas de Pesquisas sobre Degeneração Macular Relacionada à Idade, Células-tronco em Oftalmologia e Cirurgia Vitreorretiniana na Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui mais de 100 artigos científicos publicados em periódicos internacionais.

Autor de dois livros de oftalmologia

Projeto Pesquisadores

Em dezembro de 2017 o Dr. Márcio Nehemy participou do Projeto Pesquisadores produzido pelo o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG.

O projeto traz a cada mês, por meio de áudio e vídeo, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

Confira aqui a história do Dr. Márcio Nehemy publicada nesse projeto >>

 
Acesse o Currículo Lattes